Iniciativas APE
I Congresso Virtual da APE (2020)
02 de novembro de 2020

 

 congresso 2020

 

OCongresso Virtual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE) e da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) decorreu online entre os dias 21 a 23 de outubro e 29 e 30 de outubro de 2020. 

 

O tema “Epidemiologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, inspirou-se, em parte, no novo paradigma científico da “Ciência da Sustentabilidade”, que colocou o foco nos contextos em que as populações vivem e que interliga a investigação e a educação com o desenvolvimento de novos conhecimentos, tecnologias, estratégias e explicações holísticas que nos podem ajudar a enfrentar melhor os problemas mundiais e locais relacionados com a sustentabilidade social.

 

A pandemia de COVID-19 gerou a necessidade premente de criar conhecimento sobre a sua etiologia, distribuição, determinantes e sobre a avaliação das medidas tomadas ao longo deste período. Trouxe também a necessidade de analisar os impactos diretos e indiretos nas diferentes áreas sociais que resultaram não só da própria doença, mas também das medidas políticas tomadas durante a sua gestão. Este desafio foi também uma oportunidade para desenvolver ferramentas e procurar soluções.

 

O livro de resumos do congresso pode ser consultado aqui.