XIX Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia e XLII Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia
Entre os dias 10 e 13 de setembro, decorreu em Cádis o XIX Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) / XLII Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE). Este evento contou com uma expressiva participação portuguesa, com cerca de 30 investigadores a apresentar os seus trabalhos. A presença de coautores portugueses foi ainda mais significativa, fortalecendo a colaboração entre os dois países e as duas instituições. Os resumos de todas as participações estão disponíveis através deste link para o suplemento 2 da Gaceta Sanitaria vol.38.
Gostaríamos ainda de convidar todos os investigadores, profissionais de saúde e demais interessados na área da epidemiologia a participar no próximo Congresso, que se realizará em 2025, entre os dias 2 e 5 setembro em Las Palmas de Gran Canaria.
Destaques do Congresso:
- Ana Isabel Ribeiro participou na mesa plenária sobre Território, Processos Urbanos e Género, abordando o tema “Crise Habitacional e Saúde Urbana: A Influência da Gentrificação e da Insegurança Residencial na Saúde e Bem-Estar”. Além disso, Ana Isabel foi uma das "gurus" no momento Tapas y Gurús.
- Henrique Barros contribuiu com uma intervenção na mesa plenária Epidemiologista no Século XXI, apresentando o tema “A Epidemiologia e a Participação Social”.
- Parabéns a Paula Meireles, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, coautora da comunicação conjunta entre investigadores de Espanha e Portugal premiada com o VI Prémio SEE-APE.
Reconhecimento
Henrique Barros foi publicamente reconhecido pela SEE pelo contributo para o desenvolvimento da epidemiologia na Península Ibérica e na Europa e pelo incentivo à colaboração entre a SEE e a APE.
Assembleia Geral da APE
No dia 11 de setembro, os membros da APE reuniram-se em Assembleia Geral, onde foi apresentado o plano de atividades para o próximo ano e discutida a importância de atrair novos associados, com foco especial nos jovens investigadores. Aproveitamos para renovar o convite a todos para participarem nas atividades do próximo ano.
Representação Institucional
A APE foi oficialmente representada pela presidente da direção, Inês Fronteira, nos atos formais do congresso, reforçando o papel da APE na cooperação internacional e no desenvolvimento da epidemiologia. Neste sentido, estão a ser criados grupos de mentoria em parceria com a SEE com objetivos específicos.
Agradecemos à Joana Araújo pelo seu valioso trabalho na Comissão Organizadora do Congresso.